O seguro de Saúde é uma forma de proteção das pessoas contra o risco de terem que vir a recorrer de despesas médicas. Contratar um seguro ou plano de saúde é cada vez mais uma necessidade, especialmente devido a precariedade de atendimento na rede pública o que ocasiona na crescente procura pela assistência privada à saúde. Os seguros de pessoas podem ser contratados de forma individual ou coletiva sendo que os planos coletivos podem ser contratados com coparticipação, que reduz ainda mais o custo com a mensalidade do plano.
Nos seguros coletivos, os segurados aderem a uma apólice contratada por um estipulante, que tem poderes de representação dos segurados perante a seguradora, nos termos da regulamentação vigente.
Qual a diferença em contratar um plano com ou sem coparticipação?
A coparticipação é um valor que beneficiário paga para a operadora depois de realizar procedimentos como consultas e exames por exemplo, ou seja, será pago o valor da mensalidade mais o percentual pelos procedimentos realizados fazendo com que as mensalidades sejam menores, já nos planos sem coparticipação o beneficiário paga apenas a mensalidade do plano.